Conheça a cirurgia boca maxilar

A cirurgia buco maxilar é um procedimento odontológico que trata de problemas relacionados à região da cavidade oral e seus anexos, sejam elas decorrentes de traumatismos, mau crescimento do crânio-facial, deformidades, entre outros.Antes de optar pela cirurgia, procure um profissional que esteja apto a orientá-lo, avaliando o quadro clínico e assim, indicar o tratamento mais adequado para cada situação. Busque por profissionais que tenham qualificação para que os resultados sejam satisfatórios e sem prejudicar a sua saúde e o bem estar.

Como é realizada a cirurgia boca maxilar?

O procedimento cirúrgico consiste em posicionar os maxilares na melhor disposição possível, resultado em um rosto mais harmonioso. Através da cirurgia boca maxilar o paciente sente melhorias estéticas e na qualidade de vida, entre elas:
  • Saúde bucal dos tecidos e das articulações;
  • Auto estima;
  • Melhoria na mastigação, respiração e fala.

A cirurgia boca maxilar não apresenta cicatrizes visíveis, pois o procedimento é realizado dentro da boca.

Saiba quais como é o pré e pós-operatório e os exames para a cirurgia boca maxilar

Na fase pré-operatório o profissional irá avaliar o quadro clínico do paciente e solicitar exames laboratoriais, assim como em outros procedimentos cirúrgicos, para um melhor diagnóstico. Este período pode se estender até um ano e meio dependendo do caso, pois em algumas situações é necessário realizar tratamentos para correção da mordida e da função mastigatória por meio de aparelhos ortodônticos. Com isso, os resultados após a cirurgia boca maxilar são mais rápidos e com maior garantia de resultados positivos.

Assim como qualquer procedimento cirúrgico, é preciso cuidados no pós operatório para que não ocorram complicações e assim, comprometer os resultados. Por isso, é fundamental que o paciente siga as recomendações médicas: ficar de repouso de 15 a 20 dias após a cirurgia boca maxilar, evitando esforço físico, dar preferência à ingestão de alimentos pastosos e evitar alimentos rígidos e quentes, tomar os medicamentos diretamente obedecendo a dosagem e quantidade, etc.

Alem disso, é importante retornar ao consultório odontológico para a retirada dos pontos e para que o profissional avalie o estado de saúde bucal do paciente após a cirurgia boca maxilar.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende cirurgia boca maxilar: