Cirurgia crânio maxilo facial: algumas definições

Antes de mais nada é importante estabelecer uma definição do que se trata a cirurgia crânio maxilo facial. Ela é uma especialidade de atuação médica que diagnostica e trata de patologias e desconformidades do crânio e maxilares.

Após a resolução do Conselho Federal de Medicina número 1634, aprovado em 2002, estabeleceu-se que três especialidades médicas estão aptas a realizar a cirurgia crânio maxilo facial sendo elas: cirurgia plástica, a otorrinolaringologia e a cirurgia de cabeça e pescoço. Os profissionais que optam por essas especialidades devem concluir cursos de graduação de medicina com duração de seis anos ou passar por cinco anos de especialização.

Principais casos em que cirurgia crânio maxilo facial é indicada

A cirurgia crânio maxilo facial é responsável por ajudar no tratamento de inúmeros casos que envolvam fraturas, traumas e deformidades que acometam os ossos da face.

Porém, tal procedimento não fica limitado a esses casos, de modo que essa área de atuação médica pode ainda ser compatível para tratamentos de:

  • Transtornos e disfunções na articulação têmporo-mandibular (ATM);
  • Neoplasias benignas e malignas;
  • Deformidades dento faciais esqueléticas: é um caso que pode ser conduzido com auxílio de profissionais da área de ortodontia e fonoaudiologia que, em conjunto, viabilizam a realização de cirurgias ortognóticas, funcionais e estéticas. Os principais casos são o micrognatismo ou retrognatismo (classe 2), macrognatismo ou prognatismo (classe 3), sorriso gengival e os casos de assimentria e mordida aberta ou cruzada;
  • Deformidades e má-formação congênitas craniofaciais: encontram-se nesse grupo as microssomias, craniossinostoses e, as mais comuns, as fissuras lábio palatinas;
  • Traumas craniofaciais e as respectivas sequelas;
  • Transtornos do sono, como a apneia obstrutiva.

Cirurgia crânio maxilo facial apresenta caráter interdisciplinar

Os quadros clínicos que podem ser atendidos por meio da cirurgia crânio maxilo facial podem variar em sua complexidade, exigindo a participação de diferentes tipos de profissionais especialista que permitam a realização de uma abordagem mais abrangente para obtenção de diagnósticos mais precisos e resultados mais próximos e compatíveis com a expectativas do paciente. Por esse motivo, a cirurgia crânio maxilo facial apresenta caráter interdisciplinar, podendo contar com a presença de profissionais como: dentistas, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, psicólogos e geneticistas, por exemplo.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende cirurgia crânio maxilo facial: