Melhore a estética facial através da cirurgia da mandíbula

Existem alguns distúrbios ortodônticos que podem ser resolvidos por meio dos tratamentos odontológicos tradicionais que são realizados a médio e longo prazo sem maiores problemas, como por exemplo, aparelhos fixo ou móveis. Em outros casos mais complexos é preciso intervenções e procedimentos cirúrgicos, como é o caso da cirurgia da mandíbula.

Este tipo de procedimento é realizado quando o paciente apresenta alguma deformidade óssea na região bucomaxilofacial.

Como é realizada a cirurgia da mandíbula

Geralmente, a cirurgia da mandíbula é realizada em ambiente hospital, com anestesia geral. Em alguns casos, o profissional pode optar pelo uso da anestesia local com sedação, dependendo do estado de saúde e emocional do paciente. É realizada por um especialista bucomaxilofacial o qual deve possuir a qualificação necessária para realizar este tipo de procedimento. Certifique-se o profissional está apto e possui o registro no seu conselho de classe, no caso, Conselho Regional de Odontologia.

O procedimento cirúrgico é feito na parte interna da boca e por isso, não ficam cicatrizes aparentes na parte externa. A cirurgia na mandíbula consiste na reposição da maxila e da mandíbula as quais são fixadas por meio de placas de titânio e pinos.

Veja quais os benefícios da cirurgia da mandíbula

A cirurgia da mandíbula oferece diversos benefícios ao paciente, tais como:

  • Melhora a mastigação e fala;
  • Aumento das vias aéreas, permitindo melhor respiração;
  • Melhoria do sistema gastrointestinal, pois o paciente consegue mastigar melhor os alimentos, facilitando a digestão no estômago;
  • Devolve a auto estima do paciente, já que a cirurgia da mandíbula promove uma melhora estética do sorriso e um rosto mais harmônico.

Assim como qualquer procedimento cirúrgico é preciso alguns cuidados pós operatório, sendo um deles, retornar ao consultório odontológico para que o profissional avalie o andamento da acomodação óssea bem como o reposicionamento muscular. É comum que o profissional prescreve alguns medicamentos após a cirurgia da mandíbula para amenizar os incômodos e dores.

Por isso, seguir a orientações do profissional é extremamente importante para uma bora recuperação e resultados satisfatórios, sem que ocorram complicações que possam comprometer a saúde do paciente.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende cirurgia da mandíbula: