Cirurgia de bucomaxilo: tipos de procedimentos

A cirurgia de bucomaxilo é uma especialidade médica relativa a odontologia. Essa parte costuma tratar de doenças da cavidade oral, a região facial e do pescoço, por meio de procedimentos cirúrgicos em seu tratamento. Os problemas e patologias mais comuns são as deformidades dentofaciais, sejam elas congênitas ou adquiridas por conta de traumas e acidentes, má formação e outros distúrbios que podem acometer a região dos maxilares e mandíbula.

Com auxílio da cirurgia de bucomaxilo é possível abordar e corrigir um conjunto de disfunções que afligem a articulação temporomandibular, conhecida como ATM, de modo que esta disfunção compromete a qualidade de vida do paciente ao prejudicar sua fala, mastigação, provocar dores de cabeça e de ouvido, entre outros inconvenientes.

Além disso, a cirurgia de bucomaxilo pode auxiliar em casos de apneia obstrutiva, melhorando a qualidade do sono do paciente, evitando que este acorde por conta de paradas respiratórias em intervalos de tempo durante a noite.

Para finalizar, é possível que sejam feitos reparos e ajustes para reposicionar estruturas faciais (como maxilar, mandíbula e nariz) e orais (como os dentes), de modo que o paciente consiga recuperar certos movimentos, além de aliviar dores e desconfortos musculares.

Cirurgia de bucomaxilo no tratamento de traumas

A cirurgia de bucomaxilo pode ser uma boa opção em situações em que o indivíduo passe por traumas como lesões em tecidos, como queimaduras e contusões, assim como fraturas de ossos presentes na face, como as fraturas de mandíbula e nariz, por exemplo.

Os traumas podem ocorrer por diferentes motivos e situações. Assim, podem ser oriundos de acidentes de trabalho, de trânsito, quedas, atos de violência ou até mesmo durante a prática de esportes, sem contar os casos congênitos, casos de má formação e deformidades dentofaciais.

Dependendo do tipo de lesão os sintomas podem variar bastante, exigindo diferentes tipos de correções. As fraturas, por exemplo, podem provocar no paciente:

  • Alterações estruturais;
  • Dores;
  • Inchaço;
  • Perda de função.

Cirurgia e o médico cirurgião bucomaxilo

O profissional que conduz a cirurgia bucomaxilo é um especialista conhecido como cirurgião dentista. Este indivíduo reúne conhecimentos específicos para conseguir conduzir o tratamento correto por meio de diagnósticos assertivos.

Sendo assim, consegue atender inúmeros casos distintos que envolvam não só a região bucal, mas também as regiões do pescoço, queixo, além de outras estruturas anexas. Esse profissional ainda é responsável pela devida orientação do paciente e por apresentar as opções disponíveis, alinhando expectativas.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende cirurgia de bucomaxilo: