Cirurgia de maxilar antes e depois: informações preliminares

Segundo estudos e pesquisas uma quantidade relativamente grande de pessoas em nosso país necessita de passar pela cirurgia de maxilar antes e depois. Estima-se que impressionantes dez milhões de pessoas precisem passar por esse tipo de procedimento para poder corrigir problemas funcionais como:

  • Apneia obstrutiva;
  • Dores de cabeça e enxaquecas crônicas;
  • Dores e desconfortos na musculatura facial;
  • Problemas na oclusão, o que prejudica a mastigação e dicção do paciente.

A cirurgia de maxilar antes e depois conta com a participação de um cirurgião bucomaxilofacial, um ortodontista e um dentista, de modo que seja possível a identificação do problema e o respectivo tratamento, de modo que a equipe multifuncional deve cooperar de modo que se obtenha o melhor resultado e a satisfação do paciente.

Cirurgia de maxilar antes e depois: recuperação do paciente

A pessoa que passa pela cirurgia de maxilar antes e depois deve seguir certas recomendações do especialista para que sua recuperação não demore mais tempo do que o necessário e não acabe comprometendo sua rotina e vida pessoal.

As principais orientações médicas resumem-se a:

  • Boa alimentação;
  • Higienização correta e regular;
  • Uso correto de medicamentos, seguindo o prazos e frequência estabelecida pelo médico cirurgião;
  • Cuidados para redução do inchaço local, aplicação de bolsas de gelo sobre o local.

É válido destacar que, durante as primeiras 48 horas, os alimentos consumidos não devem estar quentes, optando sempre por opções frias e geladas neste período.

A orientação ainda prescreve a ingestão de alimentos pastosos, de modo que esta dieta deve ser mantida por aproximadamente quarenta dias, sendo que o retorno para os alimentos sólidos e mais duros deve acontecer somente após sessenta dias, e feita de maneira gradual.

O retorno ao ortodontista deve ocorrer para que o tratamento seja finalizado por meio de ajustes finais, de modo que as visitas para acompanhamento com o cirurgião devem ser feitas com maior frequência.

Quando cirurgia de maxilar antes e depois é indicada

O cirurgião bucomaxilofacial é o responsável por conduzir os casos de cirurgia de maxilar antes e depois. Ele avaliará a necessidade de cada paciente, de modo que este procedimento costuma ser indicado para correções de posicionamento (em casos de assimetria, por exemplo), em casos de traumatismos, deformidades, melhorias funcionais e estéticas.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende cirurgia de maxilar antes e depois: