O que é a cirurgia de ortognática

A cirurgia de ortognática é um procedimento que tem como objetivo elementar a correção de imperfeições na região facial relacionadas ao posicionamento inadequado dos maxilares.

Sendo assim, a cirurgia de ortognática proporciona uma melhor harmonização entre estruturas faciais, melhorando tanto o aspecto estético quanto o funcional. Esse procedimento pode ser feito em etapas, de modo que pode contar com a correção do posicionamento dos dentes com a ajuda de um ortodontista, seguida da realização cirúrgica, em que ocorre o reposicionamento através de cortes na estrutura óssea e fixação de placas e parafusos que permitam a devida correção. Como o procedimento é realizado de maneira interna, ao término da recuperação, o paciente não apresenta cicatrizes visíveis.

Cirurgia de ortognática e seus riscos

Assim como qualquer intervenção cirúrgica, a cirurgia de ortognática apresenta riscos ao paciente. Por ser um procedimento já bem estabelecido, este procedimento apresenta baixo riscos.

Sendo assim, é possível que o paciente que se submeta a cirurgia de ortognática seja exposto aos riscos:

• Associados ao uso de anestesia geral;
  • De parestesia: pode ocorrer a redução da sensibilidade na região em que foi realizada a operação. Isso ocorre geralmente em regiões em torno do nariz e lábio superior ou inferior, dependendo do caso cirúrgico. Embora possa causar certo desconforto, a sensação de dormência é temporária em alguns casos, e pode servir para amenizar a sensação de dor comum após a cirurgia;
  • De infecção: apesar de pouco usuais, podem ocorrer infecções no local em que a operação foi realizada ou em regiões adjacentes. Apesar de serem facilmente contornáveis, é preciso tomar certas precauções, uma vez que as infecções não tratadas de maneira adequada podem prejudicar a recuperação e resultar na necessidade de uma nova cirurgia;
  • De danificar estruturas como gengivas, ossos, dentes e tecidos.

Cirurgia de ortognática para correção de deformidades dentofaciais

A cirurgia de ortognática é o procedimento que objetiva corrigir as irregularidades associadas aos ossos da região maxilar, sendo indicada em situações e casos em que não é possível ser resolvido somente com auxílio de aparelhos ortodônticos.

Dessa forma, a cirurgia de ortognática corrige as deformidades dentofaciais, que são alterações do perfil facial e da oclusão, geradas pelo desalinhamento ou mau posicionamento dos maxilares, má formação e desenvolvimento de estruturas como a gengiva.

Regiões onde a Consulta Ideal atende cirurgia de ortognática: