O que saber a respeito da cirurgia e traumatologia odontológica

A cirurgia e traumatologia odontológica é uma das áreas específicas da odontologia a qual é exercida por profissionais qualificados a executar procedimentos com maior complexidade, buscando os melhores resultados possíveis. O profissional em exercício, qualquer que seja a especialidade, No exercício de qualquer especialidade odontológica o cirurgião-dentista poderá prescrever medicamentos e solicitar exames complementares que se fizerem necessários ao desempenho em suas áreas de competência. Além disso, o profissional não é obrigado a atuar em todas as áreas de sua competência, podendo optar por uma delas, como por exemplo, a cirurgia e traumatologia odontológica.

Conheça alguma das competências do especialista em cirurgia e traumatologia odontológica

A cirurgia e traumatologia odontológica é a especialidade que possui como objetivos o diagnóstico e tratamentos:
  • Cirúrgicos;
  • Traumatismos;
  • Anomalias congênitas e adquiridas do aparelho mastigatório e anexos;
  • Estrutura crânio-faciais associadas.

O especialista em cirurgia e traumatologia odontológica pode atuar nas seguintes áreas: implantes e reimplantes, enxertos, transplantes, biópsias e diversos tipos de procedimentos cirúrgicos, como por exemplo, ortodôntica.Atualmente, a especialidade de cirurgia e traumatologia odontológica está inserida em um contexto no qual há uma valorização do atendimento multidisciplinar em saúde, visando a resolução dos casos na área de atuação de cada profissional de forma eficiente.

A cirurgia e traumatologia odontológica e a ética profissional

Os profissional que atuam tanto nesta área como nas demais, devem se atentar aos preceitos éticos e de preservação da integridade de seus pacientes (física, moral e intelectual). Isto pois, o foco dos profissionais que atuam na área de saúde é o paciente de forma a respeitá-lo e não medir esforços para restabelecer o seu bem estar.Quando há algum conflito entre os profissionais ou alguma dúvida inerente às formas de atuação da profissão é possível procurar ao Conselho Regional de Odontologia para os devidos esclarecimentos os quais são realizados de forma imparcial. O Conselho Federal de Economia publicou normas específicas para a atuação do profissional especialista em cirurgia e traumatologia odontológica o qual deve ser seguida para não infringir a lei e sofrer as penalidades, além de ser um caminho legal para a valorização do profissional atuante na área de odontologia.

Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende cirurgia e traumatologia odontológica: