Saiba um pouco mais sobre a cirurgia maxilo mandibular

Muitos indivíduos encontram-se descontentes com algum aspecto físico na fisionomia de seu rosto. A falta de assimetria ou harmonização entre os elementos que compõem o rosto da pessoa é fator motivador em muitos casos em que se busca procedimentos cirúrgicos como as plásticas.

Além da questão estética, estudos estimam que em nosso país aproximadamente dez milhões de pessoas necessitam passar pela cirurgia maxilo mandibular para corrigir aspectos funcionais que impactam negativamente na vida das pessoas. Assim, tal tratamento permite a redução de enxaquecas, dores e desconfortos ao mastigar e falar, melhorando até mesmo a qualidade do sono, ao tratar de casos de apneia obstrutiva.

Por conta das melhorias e avanços científicos, procedimentos como a cirurgia maxilo mandibular se tornaram mais acessíveis e, por esse motivo, mais pessoas passaram a procurar esse tipo de tratamento para corrigir não só aspectos estéticos, mas também casos de traumatismos e acidentes, deformidades e correções no posicionamento do queixo.

Cirurgia maxilo mandibular e a especialidade bucomaxilofacial

A cirurgia maxilo mandibular encontra amparo na especialidade bucomaxilofacial, que tem como objetivo precípuo o devido diagnóstico e tratamento cirúrgico de casos como:

  • Patologias;
  • Anomalias congênitas ou adquiridas;
  • Má formação e desenvolvimento;
  • Descontentamento estético por conta de assimetrias.

A região em que essa especialidade atua compreende a parte superior pescoço, estendendo-se até a região denominada glabela, ponto localizado acima do nariz, próximo às sobrancelhas.

Há inúmeras áreas de atuação que o cirurgião bucomaxilofacial pode atuar. Sua presença pode ser exigida em casos de traumas decorrentes de acidentes de trânsito, em práticas esportivas, quedas, assim como em casos de agressões ou atos de violência que atinjam a região facial da pessoa.

Cirurgia maxilo mandibular nem sempre é a solução

Os tratamentos cirúrgicos podem ser indicados em certos casos, de modo que o especialista bucomaxilofacial pode realizar e abordar cirurgias ortognáticas, as cirurgias para remoção de tumores e cistos, doenças nas glândulas salivares, disfunções da articulação temporomandibular (DTM / ATM), má formações e casos de má oclusão.

Porém, nem sempre a cirurgia maxilo mandibular é a opção mais indicada, de modo que alguns casos clínicos demandam somente acompanhamento por um especialista, tratamentos ambulatoriais ou uso de aparelhos ortodônticos.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende cirurgia maxilo mandibular: