Conheça mais sobre a cirurgia no maxilar

A especialização em odontologia vem acompanhando as demais áreas da medicina e evoluiu muito com o passar dos anos. Além de tratar e ajudar a prevenir diferentes tipos de ocorrências e patologias que podem trazer complicações dentárias, tanto em seu aspecto quanto em sua funcionalidade, a odontologia contemporânea conta com variantes cirúrgicas cruciais para o tratamento de distúrbios, anormalidades, má formação, traumas e acidentes que podem comprometer a cavidade bucal, o maxilar e a região facial do crânio outras estruturas anexas.

A cirurgia no maxilar, por exemplo, além de auxiliar em tratamentos que envolvam a remoção de cistos e tumores que lesionam a região, pode também ser uma boa opção para correção de casos de traumatismos, ferimentos e fraturas provocadas em incidentes na região facial, sem contar na possibilidade da cirurgia no maxilar reparar deformidades e anomalias que prejudicam a estrutura óssea da face, provocando má oclusão, crescimento e desenvolvimento impróprio de estruturas ósseas do maxilar e mandíbula.

Cirurgia no maxilar: indicações para realizar esse procedimento

Toda intervenção cirúrgica deve passar por uma avaliação e análise prévia, de modo que se configure a real necessidade desse tipo de procedimento. Esses cuidados são necessários, uma vez que as cirurgias têm caráter irreversível e sempre há um risco atrelado a elas.

A constatação para a cirurgia no maxilar deve levar em consideração as condições do paciente e falta de outro meio que possa corrigir e trazer resultados que a pessoa deseja. Sendo assim, a cirurgia no maxilar costuma a ser indicada:

  • Quando o paciente apresente disfunções na articulação temporomandibular;
  • Em casos de apneia obstrutiva;
  • Em situações em que há deformidades mais severas de classe 2 ou 3, por exemplo;
  • Para indivíduos que apresentam grande assimetria facial que prejudicam sua aparência e comprometem seu bem-estar.

Cirurgia no maxilar e o cirurgião buco maxilo facial

O cirurgião buco maxilo facial é um especialista que possui conhecimento suficiente para que possa conduzir procedimentos que envolvam a correção de diferentes tipos de anomalias e deformidades que comprometem não só a região da boca, mas também regiões próximas e adjacentes como pescoço, queixo, nariz e a região anterior à orelha.

Dessa forma, a cirurgia no maxilar é conduzida por este profissional, de modo que outras especialidades podem participar previamente ou após a cirurgia, com a finalidade de obter melhores resultados, como é o caso do ortodontista e dentistas.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende cirurgia no maxilar: