Saiba mais sobre a cirurgia ortognatica classe 2 recuperação

A cirurgia ortognatica classe 2 recuperação é indicada para tratar de um problema associado a deformidade dentofacial conhecida também como micrognatismo ou retrognatismo. Esse tipo de deformidade ocorre quando a mandíbula não cresceu na mesma proporção que a maxila. Nesse caso, duas opções podem ter acontecido: a primeira, considera que houve crescimento insuficiente da mandíbula; a segunda assume que houve um crescimento excessivo da maxila no sentido anteroposterior.

Desse modo, o indivíduo apresenta um queixo com aspecto recuado, ou “para dentro”, o que prejudica a harmonia e equilíbrio facial, comprometendo a autoestima da pessoa. Sendo assim, a questão estética interfere na forma como a pessoa, que apresenta esse quadro clínico, se comporta e relaciona com os demais ao seu redor.

Com relação ao tratamento, a pessoa que se submete a cirurgia ortognatica classe 2 recuperação tem sua mandíbula alongada ou passa por um encurtamento em seu maxilar, de modo que, independentemente da decisão tomada, o procedimento não deixa cicatrizes, uma vez que a abordagem cirúrgica é intra-oral.

Cirurgia ortognatica classe 2 recuperação e orientações que o paciente deve seguir

Quem passa pela cirurgia ortognatica classe 2 recuperação deve sempre seguir as orientações passadas pelo médico cirurgião bucomaxilo. Sendo assim, é comum seja indicado ao paciente que:

  • Permaneça em repouso, afastando-se por tempo suficientemente longo de suas atividades rotineiras, como trabalho. Este período de afastamento é determinado pelo médico cirurgião que está conduzindo o caso de acordo com o tipo de procedimento cirúrgico realizado. Como cada organismo reage de diferentes formas, é preciso realizar consultas de acompanhamento, porém, o prazo médio de recuperação costuma girar em torno de quinze dias após a realização da cirurgia ortognática;
  • Siga as instruções dadas relacionadas a medicação prescrita, mantendo seu uso por tempo pré-estabelecido, seguindo as dosagens e frequência de uso especificadas;
  • Evite fazer esforços ou movimentos bruscos com a cabeça, mantendo-se afastado de atividades físicas também;
  • Higienize o local de maneira correta, utilizando produtos e utensílios que facilitem tal procedimento.

Cirurgia ortognatica classe 2 recuperação: dieta do paciente

A dieta do paciente deve manter apenas opções frias e geladas após as primeiras 48 horas. Posteriormente, os alimentos de textura pastosa devem ser consumidos por um período de aproximadamente 40 dias. O retorno para os alimentos sólidos e mais duros deve ocorrer de maneira gradual, de modo que estes devem ser inseridos na dieta do paciente somente após 2 meses após a cirurgia ter sido concluída.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende cirurgia ortognatica classe 2 recuperação: