Saiba o que é a cirurgia ortognatica

A cirurgia ortognatica recuperação é um tratamento destinado a pacientes que apresentem algum tipo de deformidade nos dentes ou nos ossos da face. É realizado quando não é possível solucionar o problema através dos tratamentos ortodônticos convencionais, pois a origem do problema está no esqueleto e não apenas na posição dos dentes.

Trata-se de um procedimento cirúrgico que vai além da estética já que proporciona melhor qualidade de vida às pessoas que possuem algum tipo de desarmonia facial.

Motivos para realizar a cirurgia ortognatica recuperação

A cirurgia ortognatica recuperação é um procedimento que visa o reposicionamento dos maxilares, possibilitando uma melhor oclusão (mordida) e melhorando a estética da face, dando um aspecto mais harmônico e proporcional. Isto confere ao paciente melhor qualidade de vida e bem estar.

Em alguns casos é necessário o uso de aparelhos ortodônticos antes do paciente se submeter a uma cirurgia ortognatica recuperação, pois o problema pode estar combinado a outros, como por exemplo:

  • Mordida cruzada;
  • Excesso de crescimento do maxilar inferior (mandíbula);
  • Déficit de crescimento do maxilar superior (maxila);
  • Mordida aberta.

Em que casos a cirurgia ortognatica recuperação é indicada

Este tipo de procedimento cirúrgico é recomendado quando se identifica algum tipo de desarmonia na face, seja pelo crescimento anormal de algum dos ossos presentes na face ou por algum acidente. Os casos mais comuns são a presença de mandíbula, maxilar, queixo ou maçã do rosto maiores, resultando em um rosto desproporcional.

Assim, através da cirurgia ortognatica recuperação, o paciente tem de volta a sua autoestima. Além disso, a cirurgia contribui para o tratamento e prevenção de problemas mais graves que atingem a fala, mastigação e respiração. Este tipo de procedimento deve ser realizado quando o paciente estiver com a sua formação óssea desenvolvida completamento o que costuma ocorrer a partir dos dezessete anos de idade.

O pós operatório da cirurgia ortognatica recuperação requer alguns cuidados para que não ocorram complicações e o resultado seja o mais satisfatório possível. Por isso, é preciso seguir as recomendações do médico para uma boa recuperação. Alguns cuidados são essenciais, tais como: ficar de repouso nos primeiros 15 dias, evitando esforço físico, tomar a medicação de forma correta e dar preferência a alimentos mais pastosos.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende cirurgia ortognatica recuperação: