Cirurgia para alinhar os dentes

A preocupação com os dentes vai muito além da mera questão estética. Apesar da aparência ter um papel muito importante nas relações interpessoais e autoestima, questões elementares como mastigação, dicção e oclusão podem ficar prejudicadas com uma má formação e alinhamento dos dentes.

O desalinhamento dentário tem diferentes causas, de modo que podem exigir diferentes tipos de intervenções, como a cirurgia para alinhar os dentes. A solução do problema deve contar com um especialista em ortodontia, de modo que seja responsável pela correção e ajustes necessários na posição e alinhamento dos dentes por meio de análise clínica de cada caso.

A escolha ideal do tratamento passa então pela avaliação desses profissionais que contam ainda com auxílio de outros profissionais, de modo que a cirurgia para alinhar os dentes deve contar com uma equipe multidisciplinar em casos que exigem uma série de tratamentos.

Cirurgia para alinhar os dentes e outras alternativas de tratamento

Existem inúmeros casos em que é necessário a participação e busca por orientação profissional para correção de algum problema envolvendo os dentes e outras estruturas correlacionadas.

É preciso entender e avaliar cada caso de maneira singular, pois cada organismo apresenta especificidades que devem ser consideradas para se encontrar o tratamento mais adequado. Desse modo, nem sempre é preciso recorrer a cirurgia para alinhar os dentes, de modo que podem ser adotados outros procedimentos para obter resultados satisfatórios como:

  • Utilização de alinhadores invisíveis: são um conjunto de retentores feitos sob medida para que tenha uma adaptação justa. Desse modo, são colocados sobre os dentes e o realinhamento é feito aos poucos;
  • Fazer uso de aparelhos linguais: são formas análogas aos aparelhos convencionais, porém são aplicados na interna (atrás dos dentes). É uma opção mais indicada para pacientes que apresentam problemas de espaçamento considerados como moderados a extremos, e estejam inclinados a optar por tratamentos mais discretos;
  • Adotar o expansor palatino: conhecido também como expansor ortodôntico, este tipo de dispositivo é utilizado para o que haja um alargamento da mandíbula, de modo que a oclusão do paciente fique mais nivelada;
  • Uso de retentores: com opções fixas ou removíveis, este objeto auxilia a manter a posição dos dentes após os tratamentos com aparelhos.

Quando é indicada a cirurgia para alinhar os dentes

A cirurgia para alinhar os dentes é mais indicada quando os tratamentos que envolvem a utilização de aparelhos ortodônticos não são satisfatórios para a correção adequada do caso clínico.

Desse modo, as cirurgias são opções mais comumente realizadas quando há uma grande imperfeição óssea, de modo que não é possível verificar o encaixe correto entre os dentes.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende cirurgia para alinhar os dentes: