O que saber sobre a cirurgia buco facial

A cirurgia buco facial tem como objetivo tratar de doenças da cavidade oral e de seus anexos, como por exemplo: traumatismos e deformidades da face e maxilares, traumas, etc. Nos casos mais simples que envolvem procedimentos menores, a cirurgia buco facial pode ser realizada em ambulatórios e com anestesia local, como por exemplo:

  • Remoção de dentes inclusos;
  • Retirada de pequenos tumores benignos;
  • Cistos;
  • Implantes dentários.

Já a cirurgia buco facial de grande porte devem ser feitas em eminente hospitalar e com o uso de anestesia geral, por serem mais complexas e demandaram maior cuidado, entre elas:

  • Cirurgias de grandes tumores;
  • Fraturas faciais;
  • Cirurgias ortognáticas.

Nos casos em que houve perda óssea na região é mais comum a inserção de enxertos ósseos os quais podem ser removidos parte do osso da bacia ou da parte posterior do crânio.

Em que casos a cirurgia buco facial pode ser realizada?

O profissional habilitado para este tipo de procedimento irá tratar tanto de fraturas faciais ocorridas por traumas (acidentes de automóvel, esportivo,quedas) quanto por deformidades faciais congênitas. A cirurgia buco fácil também é realizada nos casos em que o paciente esteja descontente com o seu perfil facial. Por isso, também é feita para fins estéticos por melhorar a harmonia da face.

O procedimento cirúrgico pode ser reavaliando nos seguintes casos: melhorar a estética facial, queixo proeminente, mordida errada, dor e estalos na articulação tempo mandibular (ATM), dificuldade para respirar, entre outros.

Como é a recuperação da cirurgia buco facial

Assim como outros procedimentos cirúrgicos, é preciso cuidados no pós operatório para evitar possíveis complicações e não comprometer os resultados. Assim, seguir as orientações do profissional é extremamente importante para garantir bons resultados e uma boa recuperação, entre eles: ficar de respondo, evitando esforços físicos durante os 15 a 20 primeiros dias após a cirurgia buco facial, fazer compressas geladas no local e evitar alimentos rígidos e quentes.

É comum que o paciente se queixe de dores e inchaço no local. Por isso, o profissional poderá prescrever medicamentos que amenizem estes sintomas e ajude na recuperação, devendo o paciente seguir corretamente o seu uso e os horários.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende cirurgia buco facial:


cirurgia buco facial
cirurgia buco facial