Conheça mais sobre a cirurgia buco maxilo facial

A cirurgia buco maxilo facial apresenta duas classificações que variam conforme a complexidade do procedimento a ser realizado. Tendo isso em mente, quando as intervenções se tratam de pequenas cirurgias de baixa complexidade, estas podem ser realizadas em ambulatórios ou consultórios quando é necessária aplicação somente de anestesia local, o que abrange um grande número de casos, como:

  • Remoção de pequenos tumores benignos;
  • Retiradas de dentes e cistos;
  • Substituição ou inclusão de implantes;
  • Adaptação e retirada de próteses.

Nos casos que oferecem maior risco para o paciente, como a procedimentos mais complicados, a cirurgia buco maxilo facial passa a ser feita em ambientes hospitalares. Essa mudança ocorre pois essas operações demandam maiores cuidados, principalmente por conta da aplicação de anestesia geral. Neste conjunto encontram-se as intervenções para:

  • Remoção de tumores maiores;
  • Tratamento de fraturas de ossos faciais;
  • Cirurgias ortognáticas.

Quando a cirurgia buco maxilo facial é indicada

Antes de passar por qualquer tipo de intervenção cirúrgica, o paciente deve levar em consideração que os procedimentos cirúrgicos têm caráter permanente. Por isso, é necessário ter certa cautela, sendo indicado passar pela avaliação de especialistas que façam o devido diagnóstico, sendo muito conveniente sempre passar por mais de um profissional da área.

Sendo assim, quando a cirurgia buco maxilo facial é necessária, o caso costuma ser conduzido por especialistas, de modo que podem resolver diferentes tipos de casos provocados por alterações e disfunções fisiológicas e mecânicas que podem vir a prejudicar a mastigação, dicção, respiração, assim como fatores psicológicos dos pacientes.

Independentemente da idade, a cirurgia buco maxilo facial é indicada para tratar casos relacionados a disfunção na articulação temporomandibular (DTM), casos de apneia obstrutiva, cirurgias ortognáticas e traumatismos.

Cirurgia buco maxilo facial: profissionais envolvidos

A cirurgia buco maxilo facial é uma especialidade médica que pode exigir o trabalho de uma equipe multifuncional para que o resultado pretendido seja obtido. Dependendo da complexidade do tratamento, é possível que o cirurgião bucomaxilofacial, o dentista e ortodontista, precisam elaborar em conjunto um plano de atendimento para o paciente.

Dentre os profissionais elencados, o cirurgião bucomaxilofacial deve ter notável conhecimento para conseguir atender os mais diversos tipos de casos envolvendo problemas que atingem a região bucal, auxiliando também em tratamentos de casos que estejam relacionados a outras regiões como queixo, pescoço, estruturas ósseas, musculares e articulações.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende cirurgia buco maxilo facial:


cirurgia buco maxilo facial
cirurgia buco maxilo facial