O que saber sobre a cirurgia da atm

A articulação temporomandibular (ATM), fica próxima ao ouvido e permite a abertura e o fechamento da boca, sendo responsável pela junção do crânio e da parte inferior do maxilar e a sua movimentação.

São diversos os fatores que podem ocasionar alguma disfunção da ATM, tais como: doenças e lesões, traumas na articulação ou alguns hábitos prejudiciais como o bruxismo.

Quais os sintomas indicativos da necessidade de uma cirurgia da ATM

Quando toda a estrutura está em harmonia a articulação funciona normalmente, porém, algumas pessoas começam a apresentar alguns sintomas que causam desconforto, podendo comprometer as funções da mastigação e da fala. Além disso, podem ocasionar:
  • Dificuldade para abrir a boca ao acordar;
  • Dor no maxilar e no osso da bochecha;
  • Cansaço ou dor ao mastigar;
  • Dores ou zumbidos nos ouvidos;
  • Dores de cabeça ou atrás dos olhos;
  • Alterações na mordida;
  • Ruídos como estalos ou cliques ao abrir e fechar a boca.

Ao apresentar um ou mais sintomas pode ser um indicativo de alguma disfunção da articulação temporomandibular. Nesse tipo de situação, é importante procurar um profissional para que ele faça o diagnóstico e avalie o quadro clínico de cada paciente, verificando a necessidade ou não de realizar uma cirurgia da ATM.

Como cuidar da ATM

Para evitar problemas na ATM e uma possível necessidade de realizar uma cirurgia da ATM, é possível tomar alguns cuidados de modo a descansar a ATM, mantendo os dentes separados periodicamente e em posição adequada. Outro cuidado importante, é evitar a ingestão de alimentos rígidos que possam comprometer a ATM e como consequência, o paciente começar a sentir desconforto ao mastigar e falar ou até mesmo, ter que se submeter a uma cirurgia da ATM. Fazer exercícios abrindo e fechando a boca, podem auxiliar no restabelecimento dos movimentos e fazer compressas com água morna auxiliar o relaxamento da musculatura. No caso de lesão da articulação, pode ser feita compressas com gelo para aliviar a dor e diminuir o inchaço. Em alguns casos, o reposicionamento do dentes através de tratamentos ortodônticos pode resgatar a harmonia entre outros nos ossos do maxilar e assim, recuperar a ATM sem que haja a necessidade de realizar uma cirurgia da ATM.

Regiões onde a Consulta Ideal atende cirurgia da atm:

cirurgia da atm