O que é a cirurgia de atm
A cirurgia atm é um procedimento que deve ser adotado para o tratamento da disfunção da articulação temporomandibular (DTM). Essa disfunção pode ter causas diversas, o que dificulta o seu diagnóstico mais preciso e a identificação de um motivo específico que tenha causado o problema.
A DTM é considerada como uma alteração na articulação que tem o papel de conectar o maxilar à mandíbula. Seu mau funcionamento pode comprometer os movimentos realizados pela mandíbula em diferentes direções. Desse modo, pessoas que apresentam a disfunção na articulação tempormandibular comumente se queixam de desconfortos ao mastigar, falar e bocejar, sentindo dores e sensações de deslocamentos e estalos na região.
Casos como o bruxismo, osteomielite, DTM e infecções nos nervos dos dentes, que resultem em abcessos dentários, podem ser associados para que pacientes e médicos considerem a cirurgia atm como opção.
Quais sintomas mais comuns para realizar a cirurgia de atm
Quando se trata de saúde é preciso sempre tomar as devidas precauções e ficar sempre alertas aos sinais que o corpo envia para que se busque orientações que indiquem o tratamento mais correto. A prevenção também tem papel importante, sendo uma medida ainda pouco adotada.
Como apresenta causas distintas, o diagnóstico da disfunção na articulação temporomandibular nem sempre é preciso, uma vez que seus sintomas podem ser confundidos com outras complicações de saúde.
Porém, com auxílio de um dentista ou cirurgião bucomaxilofacial, é possível realizar exames clínicos que ajudem na identificação do problema e se este afeta diretamente a articulação temporomandibular.
Por fim, antes de considerar a cirurgia atm é preciso estar atento aos sintomas, tais como:
- Dores;
- Sensação de deslocamento do maxilar ao abrir ou fechar a boca, ou um travamento na região;
- Desconfortos como zumbidos no ouvido;
- Desgaste excessivo dos dentes.
Cirurgia de atm e outras opções de tratamento
A cirurgia de atm não é a única opção de tratamento que está disponível para resolver problemas nesta região. Existem outras formas para diminuir os sintomas e os desconfortos oriundos das disfunções na articulação temporomandibular.
É possível adotar diferentes medidas, menos invasivas, de acordo com a causa identificada previamente, tais como: uso de placas bucais para evitar desgastes dos dentes, implantes dentários, para reposição ou restauração de dentes, e utilização de aparelhos que corrijam o alinhamento da arcada dentária.