Saiba mais sobre a cirurgia do maxilar
A odontologia, especialização médica responsável pela saúde bucal, segue a tendência das demais áreas da saúde e tem evoluído ao longo do tempo. Graças a esses avanços, é possível prevenir e tratar casos cada vez mais complexos e obter resultados cada vez mais satisfatórios com relação a ocorrências e casos patológicos que podem prejudicar a arcada dentária, o desenvolvimento e formação do maxilar, mandíbula e estruturas adjacentes.
Graças a esse constante desenvolvimento, importantes procedimentos como a cirurgia do maxilar obtiveram maior alcance e ficaram mais acessíveis para as pessoas que, agora, podem obter melhores condições funcionais e estéticas para seu sorriso e rosto.
A odontologia atual conta com a cirurgia do maxilar, e outras modalidades cirúrgicas, que evitem o comprometimento da cavidade bucal, o maxilar e a região facial do crânio outras estruturas anexas.
Quando é indicada a cirurgia do maxilar
Os procedimentos cirúrgicos devem ser adotados somente em situações que sejam necessárias, de modo que passam por uma criteriosa avaliação e orientação de profissionais especializados na área. Tal cautela é indispensável, dado o caráter um tanto quanto permanente das cirurgias e os riscos associados a elas.
Sendo assim, a cirurgia do maxilar deve levar em consideração também outras circunstâncias, como os objetivos do paciente, assim como suas condições financeiras e aspecto físico estrutural de sua face, e a falta de outra alternativa que seja menos invasiva e que possa gerar os mesmos resultados e efeitos.
Tendo isso em mente, a cirurgia no maxilar costuma ser indicada em casos de:
- Traumas e acidentes que provoquem ferimentos e fraturas;
- Remoção de cistos e tumores;
- Reparo de deformidades, anomalias e má formação que comprometam a estrutura óssea facial;
- Crescimento e desenvolvimento impróprios de partes como maxilar e mandíbula.
Cirurgia do maxilar e as especialidades necessárias
A cirurgia do maxilar é um procedimento da área odontológica realizado por especialistas como o cirurgião bucomaxilo facial, responsável por avaliar o quadro clínico do paciente e orientá-lo sobre o tratamento e os cuidados a serem tomados após a realização da operação.
Além disso, outras especialidades podem atuar em paralelo, de modo que se obtenha melhores resultados. Desse modo, dentistas e ortodontistas podem ajudar no processo, colaborando no tratamento prévio, que antecede a operação, assim como no acompanhamento pós-cirúrgico.