Saiba como funciona cirurgia do maxilar antes e depois
A cirurgia do maxilar antes e depois é um procedimento que visa posicionar os ossos dos maxilares através de cortes nos ossos (osteotomias). O reposicionamento pode ser acompanhado por meio de projeções virtuais computadorizadas em 3D a partir da criação do crânio seguindo o protocolo CASS (Computer Aided Surgical Simulation). A partir disso é desenvolvido um guia que será utilizada durante a cirurgia do maxilar antes e depois.
Para realizar o procedimento cirúrgico, o profissional levará em conta no primeiro momento a necessidade do paciente se submeter à cirurgia do maxilar antes e depois, orientar e informar a respeito das vantagens e desvantagens para que então, em conjunto, possam decidir o tipo de tratamento a ser realizado.
O que é a cirurgia do maxilar?
A cirurgia do maxilar, chamada também de cirurgia ortognática, tem como finalidade modificar a posição do maxilar, queixo e gengiva de modo que o resultado seja uma melhoria funcional e estética ao paciente.Em geral, a curtia do maxilar antes e depois é feita dentro da boca e por este motivo, não há cicatrizes aparentes. O procedimento consiste em “soltar” o maxilar superior, inferior (mandíbula) ou o queixo e fixar na nova posição com pelas e parafusos de titânio.Motivos para realizar a cirurgia maxilar antes e depois
Este tipo de procedimento cirúrgico é recomendado para pacientes que apresentem algum tipo de alteração no crescimento ósseo dos maxilares que ocasionem algum tipo de deformidade na face ou alteração na mordida, podendo acarretar dores musculares e nas articulações.A cirurgia maxilar antes e depois tem como finalidade melhorar os seguintes aspectos:- Estética facial;
- Melhorar a mastigação e respiração;
- Devolver a auto estima;
- Melhorar a qualidade de vida e bem estar;
- Harmonização da face.
Assim como qualquer outro tipo de procedimento cirúrgico, a cirurgia do maxilar antes e depois requer alguns cuidados. É comum que no pós operatório, o paciente sinta dores e inchaço no local, por isso, os profissionais costumam receitar alguns medicamentos para aliviar o incomodo e auxiliar na recuperação.
Assim, é imprescindível seguir as orientações médicas para evitar possíveis complicações.