Conheça a cirurgia mandibular

A cirurgia mandibular é uma das especialidades da odontologia que realiza o diagnóstico tratamento de patologias bucais e das estruturas que estejam relacionadas com ela e através de procedimentos tem buscam corrigir o posicionamentos dos ossos maxilares deixando a fisionomia da face mais harmônica.

Este tipo de procedimento cirúrgico pode ser realizado quando for diagnosticado com algum tipo de deformidade óssea que impossibilite o tratamento ortodôntico convencional. Por isso, uma avaliação de um profissional é muito importante para que verifique a necessidade ou não do paciente se submeter a uma cirurgia mandibular.

Quando a cirurgia mandibular é realizada

Algumas deformidades faciais são genéticas e começam a se desenvolver durante a infância e adolescência, outras, já são aparentes no recém nascido. Em ambos os casos, além de comprometer a estética, traz problemas de saúde ao paciente. A cirurgia mandibular é realizada após o paciente apresentar o seu desenvolvimento ósseo completo.

A cirurgia mandibular é realizada em um ambiente hospitalar com anestesia geral, em alguns casos, o profissional pode optar pelo uso da anestesia local com sedação devido a alguma restrição de saúde do paciente. O procedimento leva de 2 a 5 horas e tem como objetivo a correção da oclusão dentária.

Este tipo de procedimento cirúrgico proporciona diversas melhorias na qualidade de vida do paciente, entre elas:

  • Equilíbrio e harmonia facial;
  • Melhoria na mastigação, respiração e fala;
  • Correção do posicionamento do maxilar;
  • Melhora na articulação da mandíbula.

Além disso, a cirurgia mandibular proporciona a recuperação da auto estima pelos ótimos resultados estéticos.

Como é pós operatório da cirurgia mandibular

Assim como qualquer procedimento cirúrgico, a cirurgia mandibular requer cuidados no pós operatório. É comum que o paciente apresente algumas queixas como: dor e inchaço, principalmente, na primeira semana. No decorrer dos dias estes incômodos vão regredindo.

Para uma boa recuperação e evitar possíveis complicações é preciso seguir as recomendações do profissional o qual poderá prescrever alguns medicamentos que amenizem os incômodos causados pela cirurgia mandibular e auxiliem na recuperação. Alguns cuidados como: não fazer esforço físico e não se expor ao sol nas primeiras 3 semanas são muitos importantes. Após 25 dias, já é possível o retorno do paciente às atividades normais.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende cirurgia mandibular:


cirurgia mandibular
cirurgia mandibular