Casos indicados para a cirurgia maxilo facial

É muito provável que a maior parte das pessoas já tiveram contato com alguém que apresentasse algum tipo de quadro clínico relacionado a questões ortodônticas. Muitos já notaram que em certos casos, mesmo com a utilização de aparelhos ortodônticos por anos, não há grande sucesso, de modo que o aspecto recuado ou mais protuberante da região do queixo continuou a prejudicar a harmonia facial de certas pessoas.

Normalmente, nestes tipos de casos os pacientes apresentam certa alteração em sua mordida ou em seu sorriso, por conta de alguma alteração em suas bases ósseas das arcadas dentárias. Esse quadro clínico, conhecido como deformidade dentofacial, consiste em uma alteração do perfil facial e da oclusão, graças a má formação ou desenvolvimento dos maxilares.

Desse modo, a cirurgia maxilo facial é mais indicada para estes casos, nos quais a simples utilização de aparelhos não é suficiente para corrigir a deformidade dentofacial do paciente.

Cirurgia maxilo facial e as vantagens ao se adotar esse procedimento

A cirurgia maxilo facial é um procedimento que apresenta caráter estético e funcional. Grande parte das pessoas que passam por esse tipo de cirurgia apresentam reclamações com relação a sua fisionomia e perfil facial.

Então, ao realizar a cirurgia maxilo facial o paciente usufrui de diversos benefícios, dentre eles:

  • Alteração em sua aparência: a melhora estética é impactante, de modo que regiões adjacentes também sofrem transformações com este procedimento como os lábios e o nariz;
  • Melhora no bem-estar e autoestima: os pacientes que apresentam quadro mais severos costumas ficar incomodados com sua aparência, dificultando seu relacionamento com os demais;
  • Correção na mordida: a oclusão do paciente pode ser endireitada, de modo que melhore a sua mastigação, a reprodução de sons e até mesmo sua respiração;
  • Redução de dores e desconfortos: enxaquecas, dores musculares e na articulação geram menos incomodo ao paciente que passa pela cirurgia maxilo facial.

Cirurgia maxilo facial: precauções

A cirurgia maxilo facial não é um procedimento recente, de modo que já é um método bastante conhecido e difundido em diversas clínicas.

Porém, assim como em qualquer intervenção cirúrgica, é necessário ter certa cautela e realizar avaliações, exame físico geral e também pré-operatórios, principalmente por contar com a utilização de anestesia geral. Sendo assim, é comum que se exija uma avaliação pela equipe de anestesia no pré-operatório, assim como de outros profissionais que possam estar envolvidos no caso.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende cirurgia maxilo facial:


cirurgia maxilo facial
cirurgia maxilo facial