Saiba mais sobre a cirurgia maxilofacial
A cirurgia maxilofacial é um procedimento realizado por um cirurgião maxilofacial o qual deve apresentar licenciatura ou mestrado integrado em medicina, internato geral hospitalar de 1 ano e formação específica em cirurgia maxilofacial. O procedimento cirúrgico tem como finalidades:
- Prevenção;
- Diagnóstico;
- Tratamento;
- Reabilitação da patologia da face.
Assim, o médico cirurgião ocupa-se destes fatores para recuperação de problemas da região craniana, cavidade oral e se estruturas cervicais (pescoço) relacionadas direta ou indiretamente cujo objetivo é restabelecer a estética e as funcionalidades anatômicas da face.
Quais são as funções da cirurgia maxilofacial?
A cirurgia maxilofacial abrangem aspectos como:- Traumas faciais como fraturas e feridas;
- Tratamento de sequelas de traumatismos;
- Reabilitação cirúrgica funcional da face;
- Correção de deformidades;
- Melhorar a estética facial;
Este tipo de procedimento se desenvolveu devido à necessidade de complementar outras especialidades, entre elas: otorrinolaringologia e medicina dentária, visando melhores resultados. Ao optar pela cirurgia maxilofacial, procure por um profissional que esteja habilitado para realizar este tipo de procedimento, atendendo às necessidades de cada paciente, devolvendo a autoestima e proporcionando melhor qualidade de vida e bem estar ao paciente. Somente ele está apto a avaliar o quadro clínico de cada paciente, solicitar os exames necessários para um melhor diagnóstico e assim, indicar o tratamento mais indicado para cada caso.
Como é a cirurgia maxilofacial e a sua recuperação?
A cirurgia maxilofacial é realizada em ambiente hospitalar com o uso de anestesia geral. Em casos mais específicos, é possível que o profissional opte pela aplicação de anestesia local com uso de sedação, pois o paciente pode apresentar alguma restrição que ofereça algum tipo de risco. São avaliados o estado de saúde e emocional de cada paciente para este tipo de procedimento cirúrgico. Assim como qualquer procedimento cirúrgico, apos a cirurgia maxilofacial é necessário que o paciente siga as orientações médicas para uma boa recuperação e não haja complicações que possam comprometer os resultados.Seguir as recomendações como: não fazer esforço físico e permanecer em repouso nos 15 primeiros dias, dar preferência a alimentos pastosos e líquidos, fazer compressas com gelo na região, tomar a medicação corretamente obedecendo os horários e dosagem, entre outros.