O que é a cirurgia oral e maxilo facial

A cirurgia oral e maxilo facial é uma das especialidades odontológicas que tem como finalidade a prevenção, diagnóstico e o tratamento de doenças, traumatismos, lesões e anomalias do aparelho mastigatório, estrutura crânio-face, dentes e anexos. Este tipo de de procedimento engloba o atendimento ambulatorial em consultório odontológico, emergencial em ambiente hospitalar e procedimentos cirúrgicos que tem como objetivo restaurar as funcionalidades maxilofacial e estéticas, proporcionando um rosto mais harmônico e proporcional.

Veja quais são quando recorrer a uma cirurgia oral e maxilo facial

São vários os fatores que podem indicar a necessidade de se submeter a uma cirurgia oral e maxilo facial, entre elas:

• Infecções dentárias e maxilofaciais;
  • Traumatismos dentários, orais e maxilofaciais;
  • Deformidades dento-faciais;
  • Fissuras lábio-palatinas;
  • Reconstrução óssea dos ossos maxilares e esqueleto facial;
  • Cirurgia da articulação temporomandibular (ATM).

Assim, antes de optar pela cirurgia oral e maxilo facial procure a orientação de um profissional da área, pois somente ele está apto a analisar o quadro clínico de cada paciente, solicitar os exames necessários para um melhor diagnóstico e assim, indicar o tratamento mais adequado e que atenda às necessidade de cada paciente. O principal objetivo da cirurgia oral e maxilo facial é oferecer melhor qualidade de vida e bem estar ao paciente, seja ele estético ou funcional.

Como é a recuperação da cirurgia oral e maxilo facial e quanto custa

A cirurgia oral e maxilo facial é um procedimento que não oferece maiores complicações, porém, requer cuidados no pós operatório. Por isso, seguir as orientações do profissional é extremamente importante, para uma boa recuperação e sem maiores problemas. É comum que o paciente sinta dor e inchaço no local, por este motivo, o profissional irá prescrever medicamentos que diminuam o desconforto e tais sintomas. Alguns cuidados como: tomar a medicação corretamente e evitar esforço físico são imprescindíveis para obter bons resultados. Após o período de recuperação é preciso retornar ao consultório odontológico para avaliação dos resultados.

O valor da cirurgia oral e maxilo facial pode variar, pois leva em consideração diversos aspectos, como: complexidade do caso, tipo de anestesia, qualidade do material utilizado, qualificação do profissional, entre outros.

Regiões onde a Consulta Ideal atende cirurgia oral e maxilo facial:

cirurgia oral e maxilo facial