Cirurgia ortognatica pós operatório: fique atento com essas medidas
A pessoa que passa por uma operação e encontra-se no estado da cirurgia ortognatica pós operatório deve estar atento as condutas a serem seguidas em casa já no estágio de sua recuperação.
Costuma-se destacar certos pontos como alimentação, higienização, medicação e outros cuidados a serem tomados para que o inchaço diminua e a recuperação aconteça da melhor forma possível, sem comprometer a rotina de vida da pessoa por tempo maior que o necessário.
Por conta do inchaço no local da cirurgia, muitas pessoas têm dificuldade em se alimentar, porém a recomendação é que não deixem de fazê-lo, uma vez que manter uma boa dieta ajuda na etapa de reabilitação.
Na fase da cirurgia ortognatica pós operatório que compreende os primeiros dois dias, o paciente deve ingerir alimentos frios ou gelados. Passada essa fase, entram em cena os alimentos de textura pastosa, de modo que estes devem ser mantidos por mais quarenta dias. O retorno para as condições normais, em que alimentos sólidos e mais duros passem a fazer parte novamente da dieta deve acontecer de maneira gradual, de modo que o retorno pleno deve acontecer após terem passados sessenta dias.
Cirurgia ortognatica pós operatório e as orientações médicas
Apesar das dores e inchaços na região que podem dificultar a alimentação, é recomendável que os pacientes não o deixem de fazer, sendo esta uma parte crucial para sua recuperação.
Além disso, os especialistas passam uma série de outras orientações para a quem se encontra no momento da cirurgia ortognatica pós operatório, como:
- Evitar atividades físicas ou que demandem maior esforço e movimentação da cabeça;
- Obedecer às instruções dadas com relação a medicamentos, dosagens, periodicidade, mantendo seu uso pelo tempo estipulado;
- Seguir os intervalos de tempo que deve permanecer em repouso. Sendo assim, é necessário pedir afastamento do trabalho e outras atividades por um período determinado pelo médico cirurgião que está conduzindo o tratamento, de modo que este pode ser prolongado, em casos em que a recuperação do paciente aconteça conforme o esperado. Normalmente, são necessários quinze dias, podendo variar de acordo com o quadro clínico de cada pessoa;
- Realizar a devida higienização do local, de acordo com o grau de sensibilidade da região.
Cirurgia ortognatica pós operatório: queixas de pacientes
Durante a fase da cirurgia ortognatica pós-operatório, o paciente deve realizar acompanhamento com o médico cirurgião bucomaxilo. Nesta fase, é comum os pacientes relatarem queixas sobre dores excessivas, inchaços, dificuldades para se alimentar, dormir e falar. Além disso, ocorrem também sangramentos, eliminação de sangue coagulado, formigamento na pele e sensação de queimação.