O que saber sobre a cirurgia para aumentar o maxilar

A mentoplastia é um procedimento cirúrgico no qual o paciente é submetido ao tratamento do maxilar ou queixo, podendo diminuir ou aumentá-lo. Através deste procedimento é possível corrigir algumas deformidades decorrentes de traumas ou doenças que podem acometer o paciente. Mas antes de optar pela cirurgia para aumentar o maxilar é preciso a orientação de um bom profissional, pois somente ele está apto a avaliar o quadro clínico do paciente e solicitar os exames necessários para que então, verifique se há ou não necessidade de submeter à cirurgia para aumentar o maxilar.

Um dos exames solicitados para checar se há alguma deformidade no maxilar é a tomografia, podem ser solicitados também exames laboratoriais para uma melhor avaliação.

Quando a cirurgia para aumentar o maxilar é recomendada?

A cirurgia para aumentar o maxilar é indicada para correção ou remodelação do queixo do paciente, resultando em um rosto mais harmônico e proporcional. Além de melhorar a estética, o procedimento cirúrgico recupera as funções mastigatórias, fonéticas e respiratórias, caso estivessem comprometidas.

Como é realizada a cirugia para aumentar o maxilar?

A cirurgia para aumentar o maxilar é relativamente simples e rápida tem duração de, aproximadamente, 90 a 120 minutos.No procedimento é utilizada anestesia local quando há colocação de prótese e anestesia geral, nos casos mais complexos ou com restarão de osso. É feito um corte na parte interna da boca para descolar a pele e outro corte no osso para reposicionar e fixá-lo na posição adequada com pinos de titânio.

Na cirurgia para aumentar o maxilar podem ser utilizados materiais em:

  • Politetrafluoroetileno;
  • Silicone rígido;
  • Titânio.

É comum que o após a cirurgia para aumentar o maxilar o pacientes sinta um certo desconforto e inchaço, por isto, o profissional poderá prescrever medicamentos que amenizem tais sintomas e auxiliem na recuperação. Para evitar possíveis complicações no pós operatório, é preciso seguir as orientações e recomendações médicas. Neste tipo de procedimento, os pontos caem sozinhos e após duas semanas já é possível retornar às atividades normais. O resultado final é perceptível após 3 meses e costuma ser muito satisfatórios.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende cirurgia para aumentar o maxilar:


cirurgia para aumentar o maxilar
cirurgia para aumentar o maxilar